PRISÃO | Lava-jato e caso Lula podem levar Moro à cadeia!

07/06/2018 22:10

Juiz Sérgio Moro / Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Juiz Sérgio Moro / Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Teoria da conspiração? Fatos demonstram que não

Você verá nesta matéria:

  1. Argumentos contra Moro que podem levá-lo à prisão
  2. Fatos a favor de Lula que apontam que o mesmo pode sair como o grande vencedor da guerra jurídica, política e midiática que o levou injustamente à cadeia

MORO | Os desfechos dos casos Lula e lava-jato podem levar Sérgio Moro à prisão. Hipótese pode aparentemente parecer absurda, mas tem uma fundamentação.

LEIA TAMBÉM:

Datafolha | Lula já está eleito e vai matar os golpistas no cansaço!

LULA | Registro nas eleições pode ser feito, diz Doutor em Direito!

DEMISSÃO | Tucano quer fim da estabilidade do funcionalismo!

A lava-jato, há tempos, é acusada de ser uma operação criminosa que estaria a agir contra os interesses nacionais, para favorecer grandes grupos econômicos, em particular dos EUA. Comungam de tal ideia desde ativistas nas redes sociais até personalidades do mundo jurídico, muitos inclusive anti petistas.

Nessa linha, contra Sérgio Moro há também várias graves acusações, algumas baseadas em fatos concretos, como por exemplo quando grampeou a presidenta Dilma Rousseff (PT) e entregou fala reservada da petista à Globo, algo passível de severas punições. (Continua, após o anúncio).

O ex-presidente Lula, por sua vez, está preso — injustamente — de acordo com pareceres de inúmeros advogados e autoridades internacionais. Na sentença em que foi condenado por Moro, o próprio juiz afirma que ele (Lula) não é dono do triplex que o levou à cadeia.

Sobre Lula há também o fato de que, mesmo encarcerado, continua em primeiro lugar em todas as pesquisas eleitorais, com chances reais, caso dispute as eleições presidenciais de 2018, de ser eleito no primeiro turno.

A permanecer a crise econômica e política que agita o País, agravada com a ascensão de Michel Temer ao Planalto, a burguesia, sem nenhum candidato próprio que possa ganhar no voto a presidência em 2018, pode se ver obrigada a dar o braço a torcer e a aceitar que Lula saia da cadeia e dispute as eleições. (Continua, após o anúncio).

É aí que mora o perigo para Moro. Como já existe uma denúncia formalizada e sendo apurada contra ele no CNJ, os mesmos que o tornaram herói por prender Lula podem descartá-lo e levá-lo também à prisão. 

Seria uma espécie de recompensa a Lula por ter sido preso pelo chefe da lava-jato de forma indevida. Lula seria eleito, "pacificaria" o País e Moro seria jogado fora, vez que não serviria mais para nada.

Teoria da conspiração? É esperar para ver.

Compartilhe com seus amigos e curta nossa página, para receber atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre este tema:

Leia também: