Ibope | Haddad dispara e Bolsonaro cai na região que era mais favorável ao mito! Leia e compartilhe...

25/09/2018 17:09

Tendência é Haddad crescer mais e candidatura Bolsonaro encolher em todo o País, dizem especialistas

Bolsonaro | Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada ontem (24), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) despencou na região Sul, exatamente a que exibia seu melhor desempenho eleitoral até aqui. O capitão caiu de 38% para 30% das intenções de voto nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo o levantamento divulgado ontem (24), na comparação com a semana anterior. (Continua, após o anúncio).

Fernando Haddad (PT), por outro lado, disparou nessa mesma região e subiu de 11% para 19%, ou seja, quase que dobrou suas intenções de voto na região em que até então Jair Bolsonaro reinava quase sozinho.

De acordo com o sociólogo Afrânio Mesquita, essa queda de Bolsonaro e ascensão de Haddad já eram esperadas. "Bolsonaro brilhava mais nessa região por conta da indefinição de nome do candidato do PT. Quando Lula bateu o martelo e escolheu Haddad, muitos eleitores migraram das outras candidaturas — inclusive da de Bolsonaro — e foram para as hostes petistas", diz o estudioso. (Continua, após o anúncio).

Haddad vencerá as eleições

Afrânio Mesquita diz também que tudo se encaminha para uma vitória de Fernando Haddad no segundo turno. "O Haddad tem um projeto mais consistente e um padrinho muito poderoso, o Lula. Na reta final, haverá cada vez mais migrações para sua candidatura. A última pesquisa do próprio Ibope já mostra Haddad com 43% e Bolsonaro com 37%. Essa diferença tende a crescer", conclui mesquita.

Leia também: