BB | É possível pagar melhor os professores, mostram dados do Banco do Brasil!

22/05/2018 20:51

Estados manipulam muito dinheiro do Fundeb

Você verá nesta matéria:

  1. Considerações sintéticas sobre a baixa remuneração dos educadoroes
  2. Demonstrativo do Banco do Brasil que apresenta volume razoável de recursos do Fundeb que poderiam melhorar os ganhos dos mestres

É fato que os professores brasileiros estão entre os profissionais que ganham menos no Brasil. Vistos os salários dos nossos mestres — em particular os da educação básica das redes públicas — constata-se facilmente que ganham bem abaixo de outros profissionais de mesma formação acadêmica e até de muitos de níveis escolares inferiores. Causa maior disso é o baixo investimento em educação pública no País. Pasta não leva sequer 5% do PIB brasileiro.

Fundeb / Banco do Brasil

Mas não é só os baixos investimentos em educação pública que fazem os salários dos nossos profissionais do magistério serem vergonhosos. Dados diários do Banco do Brasil comprovam que prefeitos e governadores manipulam muito dinheiro do Fundeb, algo que, se melhor aplicado, poderia certamente melhorar os ganhos dos nossos educadores. Na tabela abaixo com números de apenas 30 dias, vê-se perfeitamente que estados manipulam muito dinheiro. Veja:

Como se sabe, por lei 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para pagar o pessoal do magistério. Será que os gestores cumprem mesmo o que diz a legislação?

LEIA MAIS: