Frei Betto | Boulos ganha apoios de peso para sua campanha!

23/05/2018 10:33

Guilherme Boulos (PSOL), durante entrevista no Roda Viva / Foto: You Tube
Guilherme Boulos (PSOL), durante entrevista no Roda Viva / Foto: You Tube

Frei Betto assina manifesto pró candidato do PSOL

Você verá nesta matéria:

  1. Apoio de Frei Betto e artistas à campanha de Guilherme Boulos
  2. Rejeição ao candidato do PSOL dentro de setores da esquerda
  3. Possibilidades de Boulos, durante sua campanha, ganhar mais apoiadores

POLÍTICA | O presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) ganhou apoios de peso para o pleito eleitoral de 2018. Segundo notícia da Folha (22), o religioso Frei Betto — um dos mais sérios e combativos críticos da ditadura militar no Brasil — assinou manifesto em apoio ao candidato do PSOL. Betto é também muito conhecido na esquerda pela ligação que tem com o ex-presidente Lula (PT), de quem inclusive foi auxiliar no primeiro governo do petista (2003-2006).

Mais apoios importantes

Além de Frei Betto, outros nomes de destaque no cenário nacional também aderiram a Boulos, dentre eles os atores Paulo Betti e Letícia Sabatella, e a urbanista Raquel Rolnik. (Continua, após o anúncio).

Governar para 99%

Boulos — líder do MTST — é uma das esperanças da esquerda mais ideológica no Brasil. Com um discurso que lembra um pouco o Lula de 1989, o candidato do PSOL afirma que não quer governar para todos, mais sim para 99% da população. Os outros 1%, segundo diz, são os parasitas do mercado financeiro e da grande indústria, que só quer sugar o suor dos trabalhadores.

"Abutre"

Há setores da esquerda, no entanto, que não veem com bons olhos a candidatura do líder do MTST. Para o PSTU, Boulos não passaria de uma espécie de xerox do PT, algo portanto que não dá certo do ponto de vista da defesa real dos trabalhadores. Já o Partido da Causa Operária (PCO), qualifica o candidato do PSOL como um "abutre" que quer a morte política de Lula para tentar se aproveitar do espólio eleitoral do petista.

Divergências à parte, o fato é que Guilherme Boulos, embora ainda muito jovem, já tem uma boa trajetória de luta. Suas aparições em debates na TV demonstram também que é bastante alinhado com os discursos progressistas da esquerda. Não à toa, começa a atrair a simpatia de velhos ativistas democráticos do País.

Leia também:

Economia | Abaixo, modelo para requerimento de microfilmagem do PASEP para fins de solicitação na justiça de correção de valor sacado nesse Programa dos servidores públicos da União, estados e municípios. Após solicitação junto a qualquer agência do Banco do Brasil, o documento é entregue num prazo máximo de 30 dias. Salve como imagem em...